Hoje, na Câmara municipal, tivemos a audiência pública quadrimestral para prestação de contas da secretaria de educação, juntamente com professores, diretores e integrantes da secretaria da educação do município. Discutimos assuntos de fundamental importância para o bom andamento da educação na cidade de Mogi das Cruzes.
A principio foram apresentados os investimentos financeiros na educação feitos na cidade, de janeiro até o mês atual, que totalizam cerca de R$ 233.979.297,03 onde está incluído o pagamento de profissionais, merenda escolar, móveis, implantação de quadras, transportes, alimentação, entre outros.
O investimento na educação é importante para atingir a meta de erradicar o analfabetismo no município, garantindo o acesso do aluno à unidade escolar, oferecendo ensino de qualidade, com professores capacitados, estrutura física e operacional adequadas com a participação direta da comunidade.
Fiz questão de parabenizar a secretaria de educação, pela agilidade na resolução de problemas apresentados na ultima reunião quadrimestral, como a importância de professores eventuais para substituição dos professores em escolas da Vila Lavínia, que foi prontamente resolvido com cadastro de professores reserva.
Foram apresentados também projetos como o "Programa Escola em Tempo Integral", no qual existe 99% de aceitação pelos pais e que tem trazido ótimos resultados para os estudantes envolvidos no projeto, pois além de estar sendo alfabetizados, tem a oportunidade de desenvolver outras habilidades, Intelectuais, Culturais e Esportivas, com modalidades especificas oferecidas pelas escolas que contam com equipes de profissionais habilitados para ensinar música, dança, Informática, Inglês, Robótica, Teatro, Pintura, Lutas, Natação, Ginástica Artística, Expressão Corporal, entre outros.
No total foram oferecidas no mês de junho, 4.518 oficinas intelectuais, 2.478 culturais e 2.351 esportivas. Também coloquei em pauta, as visitas que fiz em escolas adaptadas ao projeto, em que tive a oportunidade de conhecer e conversar com pais e alunos, no qual presenciei o depoimento de um pai contando o quanto seu filho mudou com relação a comportamento e tem estado mais disciplinado e mais sorridente. Com esse projeto, estamos caminhando para o rumo certo na evolução do ensino das nossas crianças.
Outro assunto que comentei e cobrei, foi com relação às creches em Mogi das Cruzes que possuem atendimento limitado e muitas vezes acontece a superlotação nas creches, o que acarreta insatisfação para algumas regiões e problemas judiciários. Tendo em vista esse problema, fiz questão de assumir o compromisso de junto à comissão de educação agendar uma reunião com a defensoria pública para que se tenha um procurador para cada secretaria, ajudando assim, no controle da demanda de atendimento nas escolas. "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey)
Nenhum comentário:
Postar um comentário